terça-feira, 24 de abril de 2018

Quem sou eu para...


Moisés perguntou a Deus: Quem sou eu para ir a faraó e tirar os israelitas do Egito?” Parece-nos que ao fazer esta pergunta o líder hebreu estava de alguma forma considerando os fatos envolvidos naquilo que Deus lhe havia dito para fazer.

A figura que podemos usar para ilustrar isso é que talvez, Moisés tenha criado em sua mente uma balança, e de um lado dela colocou tudo aquilo que o sabia sobre si, enquanto do outro lado colocou o poder de Faraó, a importância da mão de obra hebreia para economia do Egito, bem como a dificuldade contida na libertação do povo de Deus.

Moisés percebeu de imediato que a balança estava desequilibrada. O lado em que ele colocou o que sabia sobre si estava leve demais. Então questionou a seu próprio respeito: “Quem sou eu?” É como se ele estivesse dizendo eu não tenho condição de realizar essa empreitada, sou pequeno e fraco demais para este grande feito.

De fato, Moisés não tinha a menor possibilidade de sucesso naquela missão se estivesse sozinho e agindo por conta própria. Todavia, ele não estava sozinho, nem tão pouco agiria por conta própria.

O filho de Joquebede, descendente da tribo de Levi, havia se esquecido de coisas preciosas a seu respeito. Ele não colocou na balança o fato de que o Eterno estava cuidando e protegendo a ele desde o seu nascimento.

Deus livrou Moisés das garras sangrentas de Faraó por meio dos seus pais que o esconderam até os três meses de idade. Além disso, Deus providencialmente o colocou no palácio do rei para ser cuidado e ensinado como um príncipe.
Moisés havia deixado de fora da balança dois outros fatos importantíssimos. O primeiro é que ele havia sido chamado por Deus para aquela missão. Deus o escolheu! O Soberano Deus poderia ter escolhido outra pessoa, mas não o fez! Ele escolheu a Moisés (...) A segunda coisa que deveria ser colocada na balança é encontrada na resposta de Deus a Moisés. Moisés perguntou: “Quem sou eu para ir a Faraó?” Deus respondeu: “Eu serei contigo...” (Êxodo 3.12)

O êxito da missão que Moisés recebeu não se fundamentava em ele ser ou não alguém importante aos seus próprios olhos ou até mesmo aos olhos dos outros. O sucesso da missão estava alicerçado no fato de que Deus o havia escolhido e de que o Altíssimo seria com ele.

Moisés era aquele que tinha o Deus EU SOU ao seu lado! Ele era o escolhido de Deus para fazer a obra de Deus e na companhia de Deus!
(Indagações para Refletir- Alencar Torres da Silva)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...