terça-feira, 13 de março de 2018

Devemos estudar teologia sistemática com espírito de oração.

Se estudar teologia sistemática é simplesmente certo modo de estudar a Bíblia, as passagens na Escritura que fala a respeito do modo pelo qual devemos estudar a Palavra de Deus dão-nos orientação nessa tarefa. Do modo como o salmista ourou em Salmos 119.18: “Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei”, assim também devemos orar e procurar a ajuda de Deus no entendimento de sua Palavra. Paulo nos diz em 1 Coríntios 2. 14 que “quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entende-las, porque elas são discernidas espiritualmente”. Estudar teologia é, portanto, uma atividade espiritual na qual precisamos de ajuda do Espírito Santo. 
Não importa quão inteligente o aluno seja, se ele não continuar a suplicar a Deus para dar-lhe mente que entenda e o coração humilde para crer, se o aluno não mantiver o andar pessoal com o Senhor, os ensinos da Escritura serão entendidos erroneamente, ele não crerá neles, erros doutrinários aparecerão, e a mente e o coração do aluno não serão mudados para melhor, mas para pior. Os estudantes de teologia sistemática devem resolver, desde o princípio, manter sua vida livre de qualquer relacionamento com ele. Devem resolver com grande regularidade sua vida devocional. Devem orar continuamente pedindo por sabedoria e entendimento da Escritura.
Manual de Teologia Sistemática p. 24 (Wayne Gruden)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...