terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

O PERDÃO É A SOLUÇÃO PARA OS RELACIONAMENTOS

Infelizmente as pessoas não são preparadas para o relacionamento. Muitos se relacionam com a expectativa de que será perfeito. O resultado são pessoas machucadas, relacionamentos quebrados, famílias destruídas, igrejas divididas. Biblicamente só existiu um relacionamento perfeito neste mundo: o relacionamento de Adão e Eva antes de Gênesis 3. A partir da entrada do pecado no mundo, todos os relacionamentos são constituídos por pessoas pecadoras que ofendem e que são ofendidas. Pessoas que NÃO usam a comunicação como deveriam (Tg 3.6-8); maridos que NÃO amam sacrificialmente como Cristo amou a Igreja (Ef 5.25-30); esposas que NÃO se submetem como deveriam se submeter (Ef 5.22-24). Portanto, se você se relacionar esperando perfeição irá se desapontar. A solução para os relacionamentos é construir uma relação baseada no perdão. Mas o que é o perdão? 

a) Perdão não é esquecimento. Algumas pessoas erroneamente condicionam o perdão ao esquecimento, e por isso, nunca perdoam, pois jamais esquecerão o que aconteceu. Não caia no conto de que o tempo cura. Nem sempre o tempo resolve! 

b) O perdão não remove todas as consequências do erro. Há erros que, embora sejam perdoados, terão as suas consequências (Gl 6.7). No relacionamento precisamos separar a atitude das consequências.  
c) O perdão não reconstrói a confiança. Embora o perdão seja a porta aberta para a reconstrução da confiança, precisamos lembrar que é a mudança de comportamento que trará de volta a confiança. 

O perdão a luz da bíblia é o cancelamento da dívida (Mt 18.23-27)! Por isso que Deus nos perdoou em Jesus Cristo. Pois na cruz do Calvário, a nossa dívida para com Deus, foi paga por Cristo (Jo 19.30). Entender o perdão como cancelamento da dívida implica que não mais usaremos a ofensa como instrumento de coerção diante do ofensor e nem iremos remoê-la trazendo sempre a discussão. Está quitado! O perdão “é um compromisso vertical seguido por uma transação horizontal”(Paul Tripp). Ele é vertical, pois é feito diante de Deus. É obrigação perdoar os nossos devedores, pois fomos perdoados por Deus. Não pode haver mágoas no nosso coração. Ele é horizontal porque é nossa responsabilidade procurar a parte em litígio para confrontar em amor a ofensa a fim de reconstruirmos os laços quebrados (Lc 17.3). 

Os passos para o perdão consistem em ter humildade para reconhecer que o relacionamento é mais importante do que o nosso EGO ofendido; a compaixão para compreender que as pessoas com quem convivemos não são perfeitas, mas estão sendo aperfeiçoadas (Fp 1.6) e memória para lembrar que também somos falhos e que constantemente somos perdoados por Deus e pelas pessoas com quem convivemos! Que Deus nos dê a graça de exercermos o perdão e de sermos perdoados em nossos relacionamentos! 
Rev. Thiago de Souza Dias (3 IPB Colatina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...