Saudação e
introdução
Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de
Deus, e o irmão Timóteo, aos santos e
fiéis irmãos em Cristo que se encontram em Colossos, graça e paz a vós outros,
da parte de Deus, nosso Pai.
Ao
iniciarmos o estudo da Epístola de Paulo aos Colossenses é importante
considerarmos mesmo que resumidamente a biografia do autor da epístola, pois o
mesmo inicia a epístola com os seguintes dizeres: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus...”
Paulo nasceu
na cidade de Tarso, ele era um judeu da tibo de Benjamim que foi circuncidado
assim como prescrevia a lei mosaica no oitavo dia (Fp 3.5) que havia sido educado em Jerusalém por um grande mestre da lei
chamado Gamaliel (At 22.3; 26.4-5). Ele era um cidadão romano
por direito de nascimento que tornou-se um fariseu extremamente zeloso, a ponte
de exceder em muito aos demais que tinham a sua idade (Gl.1.14).
O zelo de Paulo o levou a perseguir os cristãos.
Paulo não suportava o cristianismo, ele mesmo afirma: “a mim
me parecia que muitas coisas devia eu praticar contra o nome de Jesus, o
Nazareno; 10 e assim procedi
em Jerusalém. Havendo eu recebido autorização dos principais sacerdotes,
encerrei muitos dos santos nas prisões; e contra estes dava o meu voto, quando
os matavam. 11 Muitas vezes,
os castiguei por todas as sinagogas, obrigando-os até a blasfemar. E,
demasiadamente enfurecido contra eles, mesmo por cidades estranhas os perseguia.”(
At. 26:9-11).

Outra coisa que nos chama a atenção na apresentação
que Paulo faz sobre si é que ele se apresenta como “apostolo de Cristo Jesus”[2]. A
palavra apóstolo significa delegado, mensageiro, enviado. Esta palavra tem um
sentido amplo e um sentido restrito.
·
A palavra apóstolo foi
usada num sentido amplo quando foi aplicada a outros mestres cristãos
eminentes. Barnabé Barnabé (At 14.14), e Andrônico (Rm 16.7) são exemplos disso.
·
A palavra apóstolo foi
usada num sentido restrito quando foi aplicada aos doze apóstolos, a Matias
(At. 1.23-26) e a Paulo.
Ao se apresentar como apóstolo, Paulo usou a palavra
no sentido restrito, pois ele afirma que era apóstolo por vontade de Deus. Isso
quer dizer que ele fora comissionado por Deus para o oficio apostólico. Paulo
não se voluntariou nem se autoproclamou a apóstolo! Ele foi designado por
Cristo ser apóstolo. Essa era a vontade de Deus. Paulo não engrossava as
fileiras daqueles que se diziam apóstolos e na verdade não eram (2 Co 11.13).
Paulo foi alvo do imperativo irresistível de Deus para se tornar apóstolo.
Depois de se apresentar e de mencionar o nome de
Timóteo[3], o
apóstolo Paulo fala sobre os destinatários da epístola usando as palavras
“santos” e “Fiéis”.
O termo “santos” usado nas Escrituras contradiz a
ideia que muitas pessoas tem desta palavra, pois ele não aponta para pessoas
que não cometem erros, mas sim às pessoas que foram separadas para servir a
Deus. O exegeta William Hendriksen afirmou que: “Santos (...) são as pessoas às quais o Senhor
concedeu um grande privilégio e a quem confiou pesada responsabilidade.” Hendriksen certamente disse isso baseado em 2 Pedro
2.9 onde somos informados de que os servos de Deus são nação a fim de proclamar
as virtudes de Cristo.Tudo isso nos leva a entender
que o irmãos da igreja de Colossos eram santos, não porque nunca pecavam contra
Deus, mas sim porque o Deus Santo os havia santificado e os havia chamado para
viverem em santidade.
O termo “fiéis” foi usado pelo
apóstolo Paulo para ressaltar que apesar da igreja de Colossos estar sofrendo
pressões das religiões misticas e da sociedade que cultuava ao imperador, ela
permanecia firme. Alguns poucos membros estavam sendo influenciados, mas a
maioria permanecia fiel.
Ainda descrevendo os
destinatários da carta, Paulo diz: “que se
encontram em Colossos”. Aqui é necessário ressaltarmos algumas
características da cidade de Colossos, pois estas nos auxiliarão a entender um
pouco mais a epístola.
A
terceira e última parte do texto que estamos estudando nos mostra que
Colossenses segue o padrão das epístolas de sua época. Dizemos isso porque ao
pesquisarmos as epístolas seculares escritas na época do Apóstolo Paulo
verificamos que elas geralmente iniciam com uma apresentação do autor e logo em
seguida lemos uma saudação. A apresentação geralmente era constituída do nome
do autor juntamente com a sua profissão ou filiação, ao passo que a saudação
apresentava um de bonança para o destinatário. Os gregos geralmente desejavam a “graça”
enquanto os judeus optavam por desejar a “paz”.
O
apóstolo Paulo lançou mão dos dois termos em sua saudação quando
disse: “graça e paz a vós outros, da
parte de Deus, nosso Pai”. A palavra “graça” foi uma
extremamente usada no Novo Testamento,
só o apóstolo Paulo usou a este vocábulo cerca de 100 vezes[5].
Cremos que em sua saudação Paulo desejou “graça” aos irmãos de Colossos a fim
de lembra-los do favor espontâneo e
imerecido de Deus em ação (Ef 2:8). Já o
desejo de “Paz” indicava muito mais do que a
ausência de guerra, ele apontava para a certeza da reconciliação com Deus pelo
sacrifício de Jesus (Rm 5:1).
CONCLUSÃO
Concluímos nosso estudo com
as seguintes afirmações: 1. Paulo era um apóstolo pela vontade de Deus.
2. Os irmãos de Colossos eram “santos e fiéis”. 3. A graça é um
favor imerecido de Deus. 4. A paz só pode ser alcançada pelo
homem quando ele for reconciliado com Deus pela sua fé em Cristo.
[1] Estudo Bíblico baseado
especialmente em: HENDRIKSEN, William.
Comentário do NT – 1 e 2 Tessalonissences, Colossences e Filemon. São
Paulo: Cultura Cristã, 2007
[2] Requisitos
Bíblicos para ter o ofício de apóstolo de Cristo Jesus: 1. O apóstolo tinha de ser testemunha
ocular de Jesus ressurreto (Atos 1.2-3). Este foi o caso de Matias; 2. O
apóstolo tinha de ter recebido sua comissão apostólica diretamente de Jesus
(Mt. 10:1-7). Este foi o caso de Paulo.
[3] O nome de Timóteo
significa “que honra a Deus”. Ele era um Morador de Listra, cujo pai era grego
e a mãe um judia. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (H8679).
Sociedade Bíblica do Brasil.
Timóteo foi um ajudante de Paulo (At 16.1-5;
2Tm 1.6). Recebeu instrução religiosa de sua mãe e de sua avó (2Tm 1.5; 3.15).
Foi pastor da Igreja de Éfeso (1Tm 1.3). Kaschel, W., & Zimmer, R. (1999;
2005). Dicionário da Bíblia de Almeida 2ª ed. Sociedade Bíblica do
Brasil. Timóteo não foi um co-autor com Paulo na epístola aos Colossenses. O
apostolo Paulo provavelmente o citou como uma forma de honrar a sua companhia.
[4]
Para maiores informações sobre a “heresia de Colossos” veja CHAMPLIN, Russell Norman; BENTES, João
Marques. Enciclopédia de Bíblia Teologia
e Filosofia. São Paulo: Candeia, 1991, Vol. 1, p. 790-792.
[5] Brown, Colin; COENEN,
Lothar. Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, Vol. 1, São Paulo: Edições Vida
Nova, 1978, p. 910.
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