quinta-feira, 30 de junho de 2016

Colossenses 1.1-2[1]

Saudação e introdução
Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus, e o irmão Timóteo,  aos santos e fiéis irmãos em Cristo que se encontram em Colossos, graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai.

Ao iniciarmos o estudo da Epístola de Paulo aos Colossenses é importante considerarmos mesmo que resumidamente a biografia do autor da epístola, pois o mesmo inicia a epístola com os seguintes dizeres: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus...”
Paulo nasceu na cidade de Tarso, ele era um judeu da tibo de Benjamim que foi circuncidado assim como prescrevia a lei mosaica no oitavo dia (Fp 3.5) que havia sido educado em Jerusalém por um grande mestre da lei chamado Gamaliel  (At 22.3; 26.4-5). Ele era um cidadão romano por direito de nascimento que tornou-se um fariseu extremamente zeloso, a ponte de exceder em muito aos demais que tinham a sua idade (Gl.1.14).

O zelo de Paulo o levou a perseguir os cristãos. Paulo não suportava o cristianismo, ele mesmo afirma: a mim me parecia que muitas coisas devia eu praticar contra o nome de Jesus, o Nazareno;  10 e assim procedi em Jerusalém. Havendo eu recebido autorização dos principais sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e contra estes dava o meu voto, quando os matavam.  11 Muitas vezes, os castiguei por todas as sinagogas, obrigando-os até a blasfemar. E, demasiadamente enfurecido contra eles, mesmo por cidades estranhas os perseguia.”( At. 26:9-11).

Um dia Paulo foi comissionado pelos principais sacerdotes para perseguir os cristãos em Damasco. Ele foi, mas na estrada ele viu uma luz no céu que resplandecia como o sol e ouviu a voz de Cristo (At.26.12-15). Este episódio mudou a vida de Paulo para sempre, pois Cristo entrou em seu coração e o comissionou a pregar o evangelho. Paulo entregou a sua vida ao trabalho missionário, ele assim que pôde, passou a pregar e demonstrar que Jesus era o Filho de Deus assim que pôde. Realizou viagens missionárias e plantou diversas igrejas, contudo, a dinâmica de pregador do evangelho lhe causou sofrimentos. Um exemplo disso é que ele estava encarcerado no momento em que ele escreveu a epístola aos colossenses.

Outra coisa que nos chama a atenção na apresentação que Paulo faz sobre si é que ele se apresenta como “apostolo de Cristo Jesus”[2]. A palavra apóstolo significa delegado, mensageiro, enviado. Esta palavra tem um sentido amplo e um sentido restrito.
·         A palavra apóstolo foi usada num sentido amplo quando foi aplicada a outros mestres cristãos eminentes. Barnabé Barnabé (At 14.14), e Andrônico (Rm 16.7) são exemplos disso.
·         A palavra apóstolo foi usada num sentido restrito quando foi aplicada aos doze apóstolos, a Matias (At. 1.23-26) e a Paulo.

Ao se apresentar como apóstolo, Paulo usou a palavra no sentido restrito, pois ele afirma que era apóstolo por vontade de Deus. Isso quer dizer que ele fora comissionado por Deus para o oficio apostólico. Paulo não se voluntariou nem se autoproclamou a apóstolo! Ele foi designado por Cristo ser apóstolo. Essa era a vontade de Deus. Paulo não engrossava as fileiras daqueles que se diziam apóstolos e na verdade não eram (2 Co 11.13). Paulo foi alvo do imperativo irresistível de Deus para se tornar apóstolo.
Depois de se apresentar e de mencionar o nome de Timóteo[3], o apóstolo Paulo fala sobre os destinatários da epístola usando as palavras “santos” e “Fiéis”.

O termo “santos” usado nas Escrituras contradiz a ideia que muitas pessoas tem desta palavra, pois ele não aponta para pessoas que não cometem erros, mas sim às pessoas que foram separadas para servir a Deus. O exegeta William Hendriksen afirmou que: “Santos (...) são as pessoas às quais o Senhor concedeu um grande privilégio e a quem confiou pesada responsabilidade.” Hendriksen certamente disse isso baseado em 2 Pedro 2.9 onde somos informados de que os servos de Deus são nação a fim de proclamar as virtudes de Cristo.Tudo isso nos leva a entender que o irmãos da igreja de Colossos eram santos, não porque nunca pecavam contra Deus, mas sim porque o Deus Santo os havia santificado e os havia chamado para viverem em santidade.

O termo “fiéis” foi usado pelo apóstolo Paulo para ressaltar que apesar da igreja de Colossos estar sofrendo pressões das religiões misticas e da sociedade que cultuava ao imperador, ela permanecia firme. Alguns poucos membros estavam sendo influenciados, mas a maioria permanecia fiel.

Ainda descrevendo os destinatários da carta, Paulo diz: “que se encontram em Colossos”. Aqui é necessário ressaltarmos algumas características da cidade de Colossos, pois estas nos auxiliarão a entender um pouco mais a epístola.
A cidade de Colossos ficava na região da provincia romana da Ásia, as margens do rio Lico. Hoje esta região faz parte da Turquia. Os habitantes de Colossos eram em sua maioria gregos adeptos das crenças místicas e esotéricas. Em Colossos havia o culto ao imperador romano, além disso, estava crescendo uma heresia que misturava aspectos do cristianismo, judaísmo e paganismo. Os falsos mestre estavam mesclando o sacrifício de Jesus Cristo com as leis cerimoniais e também com certo conhecimento místico superior. Como se tudo isso não bastasse, a heresia que estava se desenvolvendo em Colossos envolvia uma ênfase demasiadamente grande nos seres angelicais.[4]

A terceira e última parte do texto que estamos estudando nos mostra que Colossenses segue o padrão das epístolas de sua época. Dizemos isso porque ao pesquisarmos as epístolas seculares escritas na época do Apóstolo Paulo verificamos que elas geralmente iniciam com uma apresentação do autor e logo em seguida lemos uma saudação. A apresentação geralmente era constituída do nome do autor juntamente com a sua profissão ou filiação, ao passo que a saudação apresentava um de bonança para o destinatário. Os gregos geralmente desejavam a “graça” enquanto os judeus optavam por desejar a “paz”.

O apóstolo Paulo lançou mão dos dois termos em sua saudação quando disse: graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai”. A palavra “graça” foi uma extremamente usada no Novo Testamento, só o apóstolo Paulo usou a este vocábulo cerca de 100 vezes[5]. Cremos que em sua saudação Paulo desejou “graça” aos irmãos de Colossos a fim de lembra-los do favor espontâneo e imerecido de Deus em ação (Ef 2:8).  Já o desejo de “Paz” indicava muito mais do que a ausência de guerra, ele apontava para a certeza da reconciliação com Deus pelo sacrifício de Jesus (Rm 5:1). 
CONCLUSÃO
Concluímos nosso estudo com as seguintes afirmações: 1. Paulo era um apóstolo pela vontade de Deus. 2. Os irmãos de Colossos eram “santos e fiéis”. 3. A graça é um favor imerecido de Deus. 4. A paz só pode ser alcançada pelo homem quando ele for reconciliado com Deus pela sua fé em Cristo.


[1] Estudo Bíblico baseado especialmente em: HENDRIKSEN, William. Comentário do NT – 1 e 2 Tessalonissences, Colossences e Filemon. São Paulo: Cultura Cristã, 2007

[2] Requisitos Bíblicos para ter o ofício de apóstolo de Cristo Jesus:   1. O apóstolo tinha de ser testemunha ocular de Jesus ressurreto (Atos 1.2-3). Este foi o caso de Matias; 2. O apóstolo tinha de ter recebido sua comissão apostólica diretamente de Jesus (Mt. 10:1-7). Este foi o caso de Paulo.

[3] O nome de Timóteo significa “que honra a Deus”. Ele era um Morador de Listra, cujo pai era grego e a mãe um judia. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (H8679). Sociedade Bíblica do Brasil.
Timóteo foi um ajudante de Paulo (At 16.1-5; 2Tm 1.6). Recebeu instrução religiosa de sua mãe e de sua avó (2Tm 1.5; 3.15). Foi pastor da Igreja de Éfeso (1Tm 1.3). Kaschel, W., & Zimmer, R. (1999; 2005). Dicionário da Bíblia de Almeida 2ª ed. Sociedade Bíblica do Brasil. Timóteo não foi um co-autor com Paulo na epístola aos Colossenses. O apostolo Paulo provavelmente o citou como uma forma de honrar a sua companhia.

[4] Para maiores informações sobre a “heresia de Colossos” veja CHAMPLIN, Russell Norman; BENTES, João Marques. Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia. São Paulo: Candeia, 1991, Vol. 1, p. 790-792.
[5] Brown, Colin; COENEN, Lothar. Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, Vol. 1, São Paulo: Edições Vida Nova, 1978, p. 910.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...