sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
Ele se humilhou por nós ao ser envolto em faixas.
Ele, que é glorioso e esplêndido, que se veste de luz como se fosse um manto, foi envolto em trapos e fraldas pobres, para cobrir e esconder nossos pecados dos olhos de seu Pai. Sim, ele simplesmente vestiu um saco e se deitou em uma mistura de poeira e terra em um estábulo malcheiroso e sujo para compensar os desejos impróprios de nossos pais, que os afastam do Paraíso, e conquistar a “melhor roupa” para nós – a honra perdida e o manto nobre, a veste nupcial. Ele cumpre penitência em panos de saco e cinzas por causa de nossa arrogância, a fumaça preguiçosa e o cheiro dos pecados e nos purifica do lodo, da lama e do esterco dos pecados, para que não acabemos sentindo o cheiro do enxofre no inferno e o odor do esterco do diabo.
Ele se permitiu voluntariamente ser preso para nos libertar do poder e das correntes do pecado, da morte e do diabo para compensar e pagar pelo que Adão e Eva foram culpados quando desfrutavam da liberdade e estenderam as mãos para alcançar o fruto proibido, para não sermos constrangidos pelo diabo e presos pelas amarras do inferno e pelas correntes das trevas.
Embora esteja por todo o céu, o mesmo não se agarrou a ele. Em vez disso, rendeu-se e se acomodou em um pequeno berço desconfortável como se fosse um prisioneiro. E o Senhor dos senhores se humilhou tão intensamente que se permitiu deitar junto ao gado no estábulo, com a intenção de nos salvar das nossas algemas de prisioneiros e conquistar para nós os quartos celestiais para ali morarmos. Ele compensou nosso orgulho, através do qual nos tornamos gado e animais selvagens, e nos leva à glória celestial com ele, para que também sejamos revelados ao seu lado em glória e carreguemos conosco a semelhança com o povo celestial, assim como carregamos a semelhança terrena. (JOHANN BAUMGART)
Nenhum comentário:
Postar um comentário