quarta-feira, 25 de setembro de 2019

A força que une vidas aparentemente opostas

Querido casal, a união de vocês certamente é um exemplo que demonstra a aplicabilidade do princípio da Lei de Coulomb aos relacionamentos humanos. Segundo esta lei, observada em fenômenos químicos e elétricos, “A força entre dois corpos será atrativa se os mesmos tiverem cargas opostas, e será repulsiva se eles possuírem carga de mesmo sinal”. Ou seja, na natureza, os opostos se atraem. 
E vocês tem várias características de “cargas opostas”: _Um é bagunceiro e o outro é organizado _Um se arruma primeiro do que o outro _Um se lembra do dia e horário dos compromissos e o outro esquece até quando anota. _Um é alto, grande e forte. O outro é pequeno, frágil e delicado _Um é calmo é o outro agitado.
Vamos fazer uma comparação da união de vocês com a união de dois elementos químicos importantíssimos na natureza que, mesmo sendo de cargas eletricamente opostas, quando juntos produzem uma substância de suma importância para a humanidade. 
Consideremos os elementos químicos Sódio e Cloro. Quando estão sozinhos têm cargas opostas. O Sódio, conhecido cientificamente como doador de elétrons, tem carga positiva. O Cloro, receptor de elétrons, tem normalmente carga negativa. Interessante que, devido a sua positividade ou negatividade estes elementos podem se unir a outros íons de carga também oposta, e gerar produtos extremamente perigosos. O sódio, quando se une ao hidrogênio e o oxigênio produz um produto conhecido comercialmente de Soda Cáustica. Já o cloro, quando unido ao hidrogênio produz um ácido terrivelmente corrosivo conhecido como Ácido Clorídrico. Porém quando o sódio e o cloro se unem formam um elemento fantástico que usamos diariamente para saborizar os alimentos. Nas cozinhas o Cloreto de Sódio é usado abundantemente como tempero. Esta maravilhosa substância tem características muito interessantes. Encontramos o sal de cozinha normalmente na forma sólida, em cristais. Para transformar este cristal para forma líquida, é preciso aquecê-lo até a temperatura de 801ºC. Somente submetendo-o à temperatura de 1465ºC o cristal se transformará em gás. Porém o cristal é frágil perante a água. Com facilidade a água dissolve o cristal do Cloreto de Sódio. Naturalmente desprezamos esta substância quando perde sua característica de saborizar alimentos. Jesus Cristo nos lembra da sua importância enquanto saborizador dos alimentos : “Bom é o sal; mas, se o sal vier a tornar-se insípido, como lhe restaurar o sabor? Tende sal em vós mesmos e paz uns com os outros.”, conforme registrado no Evangelho de Marcos, capítulo 9, versículo 50. 
O que tem o sal de cozinha e suas características a ensinar sobre casamento? 
1) Não é o fato do sal de cozinha ser formado por elementos tão diferentes que determina o fracasso ou sucesso da união. Mesmo o Cloro e o Sódio serem opostos, sua união produz um elemento estável e não agressivo aos seres humanos. Mas se o Cloro ou o Sódio se unirem ao elemento químico errado produz produtos corrosivos. No casamento é preciso encontrar o oposto que nos completa para não tornarmos a vida de quem está ao nosso redor corroída ou agredida pelo resultado desta união. A união dos elementos corretos não produz soda ou ácido, produz sal que saboriza as famílias que são unidas no matrimônio 
2) Assim como o sal, a união do casamento deve formar um cristal resistente. Deve suportar bem a temperatura das crises que certamente virão para não mudar sua forma de sólido para líquido ou gasoso. Cuidado com o calor a que sua união é submetida para não correr o risco de derretê-la ou gaseificá-la. Nos momentos de raiva, alguém precisa atuar para abrandar o calor das discussões. Se perderem o controle da crise a temperatura pode desestruturar a solidez da vossa união. Nos momentos da raiva, lembrem-se do conselho do Livro de Provérbios , capítulo 15, verso 21. “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” 
3) Mas a estrutura rígida do sal é facilmente diluída pela água. Além disto o sal tem uma característica física de atrair água. Basta deixá-lo exposto a um ambiente úmido para que ele atraia a mesma água que pode diluí-lo. É interessante este paradoxo, o sal atrai um elemento que pode prejudicá-lo. O casamento precisa de proteção dos agentes externos, mesmo aqueles que parecem mais inofensivos. Cuidado com as influências que vocês trarão para seu lar. Busquem aquelas que querem fortalecer sua união e não aqueles que podem enfraquecê-la. Atraiam para o seu lar os elementos que têm os mesmos objetivos e visão de vida que vocês. 
E lembrem-se da melhor conselheira que vocês devem atrair diariamente para vossa união: A Palavra de Deus. Por que é a melhor conselheira para lhes influenciar? “Porque a palavra do Senhor é reta, e todo o seu proceder é fiel.”, como ela mesma se define no Salmo 33, verso 4. As diferenças unidas pela química do amor desafiam o entendimento de cientistas e poetas. 
O talentoso Renato Russo expressou com extrema felicidade o desafio deste entendimento nos versos da música “Eduardo e Mônica : ….Quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração? 
“ Assim como o Sal, o mais importante não é entender como, apesar de tão diferentes, vocês construíram uma união tão forte ao ponto de desejar prometer um ao outro o resto de suas vidas. A partir de agora o mais importante é se empenhar para preservar este lindo cristal da vossa união de tudo que possa torná-lo insípido, ou sem sabor. Se isto acontecer, de nada mais serve do que para ser jogado fora. Não é esta a vontade de Deus para aqueles que se unem em matrimônio : “De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” Evangelho de Mateus capítulo 19, verso 6 Que Deus os ensine a cada dia como fortalecer e preservar esta união. Esta é nossa oração em seu favor. Wilson de Castro e Souza Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...