A Igreja não é uma sociedade natural; não resulta da simples operação de leis de nosso ser. O princípio organizador da Igreja não é a natureza humana. A Igreja resulta de uma ação especial, não "rotineira", de Deus entre os homens. O que organiza a Igreja, o que faz dos indivíduos de outra forma dispersos uma comunidade é a presença permanente de uma pessoa certa e determinada, o Santo Espírito Divino.
A) É certo que entre os membros da Igreja há experiências espirituais comuns; mas a Igreja não é causada por experiências dos fiéis;
B) É certos que na Igreja encontramos afinidades psicológicas profundas; mas a Igreja não é a comunidade de seres humanos que têm determinadas afinidades psicológicas; e na Igreja encontramos antagonismos na aparência irreparáveis: Mateus, o publicano e Simão, o zelote.
C) Nem a Igreja é a congregação das pessoas de determinada classe ou raça: é certo que quanto mais se afasta das fontes, mais parecida fica a Igreja com um clube religioso - ou de pequenos burgueses, ou de brancos, ou de pretos, ou de proletários, ou de jovens, ou de velhos, mas em tal caso teremos o organismo enfermo ou o corpo em decomposição. Devemos definir a Igreja pela observação da Igreja que é Igreja, e não por aquilo que deixou ou está deixando de ser Igreja. O que organiza a Igreja não é a afinidade econômica; nem a afinidade social; encontramos na Igreja Filemon, o patrício, e Onésimo, o escravo fugido.
D) Nem é a Igreja expressão de uma herança cultural comum; essa herança pode existir, mas não é a ela que a Igreja deve a existência; na Igreja encontramos Barnabé, um levita e Manahém, que foi criado com Herodes o tetrarca.
E) Nem é a Igreja, finalmente, produto de uma nação; não pôde organizar a Igreja a secular vocação espiritual de Israel, e para viver nela os israelitas chamados tiveram de passar por um doloroso processo de abandono de preconceito nacionais: Simão Pedro no terraço da casa de Simão, o curtidor. As nações, hoje, onde mais poderosa se tem mostrado a Igreja, não têm em seu seio essa Igreja poderosa porque sejam nações superiores; antes devem o melhor que são e têm ao poder da Igreja.
A Igreja não é, pois uma comunidade naturalmente resultante de leis de nosso ser. Organiza-a uma intervenção sobrenatural de Deus na História: a descida do Divino Espírito Santo para, em caráter permanente, habitar pessoas regeneradas e uni-las em um corpo.
A Igreja é a comunidade de seres humanos organizada pela presença e pela ação permanente de Deus - Espírito Santo. "Pois todos fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito." (I Cor. 12:13)
(Boanerges Ribeiro - O Senhor que se fez servo)
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