quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Atanásio contra o mundo

A voz que na igreja, continuava a se opor mais fortemente ao arianismo era Atanásio. Ele se recusava firmemente a encerrar a disputa mediante um acordo, defronte às intensas pressões políticas e eclesiásticas. Não quis consentir com a integração de Ário. Continuava a escrever e a pregar a respeito da divindade de Cristo.

Quando alguém sugeriu a Atanásio que o mundo inteiro estava contra a sua postura inflexível e  discordante mantida na controvérsia, ele respondeu: “Então, estou contra o mundo” (...) Com paciência e eficiência, ele refutou a heresia ariana, aspecto por aspecto, utilizando as Escrituras. Permaneceu firme, independente do que isso lhe custou. De fato, no decorrer de sua vida, Atanásio acabou sendo forçado ao exílio, não menos que cinco vezes, por uma sucessão de imperadores que tinham fortes simpatias arianas. Ele morreu antes de ver todos os frutos de seus labores, mas é lembrado hoje como um dos mais valentes guerreiros que a igreja já produziu em favor da verdade. 
MACARTHUR John. A guerra pela verdade: lutando por certeza numa época de engano. São José dos Campos: Editora Fiel, p.148

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...