terça-feira, 5 de julho de 2016

Colossenses 1.13-23 [1]

Jesus o Libertador

Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,  14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.  15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;  16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.  17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.  18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia,  19 porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude  20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.  21 E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas,  22 agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis,  23 se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

O ensino do verso 13 é maravilhoso, pois ele refere-se à grande mudança de condição que os servos de Deus foram submetidos. É um ensino simples, mas ao mesmo tempo um ensino que nos apresenta todo o peso teológico da ação libertadora de Deus realizada em favor dos seus escolhidos. Paulo afirma que “Ele [Deus] nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor”.  Poderíamos discorrer vastamente sobre diversos fatores presentes nesta ação de Deus, entretanto nesse momento mencionaremos apenas que:
1.         Deus nos libertou do império das trevas por sua livre e espontânea vontade.
2.         Deus nos libertou do império das trevas por causa seu amor extraordinário.
3.         Deus nos libertou do império das trevas sem que houvesse nenhum merecimento da nossa parte.

O “império das trevas” não deve ser identificado como sendo uma região geográfica, mas sim como a condição de escravos do pecado em que todos estávamos antes de sermos rendidos a Jesus. Isso fica mais claro ao observarmos que a palavra evxousi,aj traduzida como “império” pela versão bíblica revista e atualizada significa “autoridade, poder”. E a palavra trevas é usada várias vezes na Bíblia para se referir ao pecado, ao mal e ao erro (At 26:18; Rm 13:12; 1 Co 4:5; Ef 5:11; 1 Ts 5:5). Fica claro então que verso 13 nos ensina que fomos retirados de debaixo do poder do pecado, no sentido que não somos mais escravos dele (Rm 6.6 e 18). E quando Paulo diz que fomos transportados para o “reino do Filho do seu amor” ou reino do Filho amado sem dúvida alguma ele esta se referindo ao reino de Cristo Jesus. Estamos no reino de Cristo no sentido de que agora – livres do poder do pecado, fomos despertados para amamos a Jesus, para confessarmos e vivermos para ele. Agora ele é o nosso rei, nosso Senhor e Salvador. E por isso, gozamos parcialmente das maravilhas do reino de Jesus.

O apóstolo Paulo prossegue dizendo:no qual temos a redenção, a remissão dos pecados”.  O termo “redenção” indica uma libertação adquirida mediante o pagamento de um resgate. Isso nos faz lembrar que estávamos realmente cativos sob o poder do pecado, mas Cristo pagou o preço da nossa libertação. Outro fator para o qual o apóstolo Paulo nos chama a atenção é concernente ao fato de que em Cristo temos o perdão dos nossos pecados ou conforme as próprias palavras de Paulo temos a “remissão de pecados”. Este ensino está em acordo com toda a Palavra de Deus, contudo achamos por bem citar as palavras de João Batista que ao ver Jesus declarou: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1.27)
A partir do verso 15 observamos o apóstolo Paulo ensinando que Cristo é:

·         A imagem do Deus invisível (v15) Jesus é a manifestação perfeita do Pai! (Jo 14.9; Cl 2.9)

·        O primogênito de toda a criação (v15) Não significa que ele foi o primeiro ser criado, mas sim que ele é Senhor sobre toda a criação! Aquele a quem pertencem o direito e a dignidade do primogênito em relação a toda criatura.

·         Aquele por meio de quem e para quem todas as coisas foram criadas  (v16)Neste ponto o apóstolo Paulo faz um jogo com as palavras em que ele fala das coisas criadas nos céus como sendo as coisas invisíveis tais como os anjos, e fala também das coisas criadas na terra tais como as coisas invisíveis.

·       Aquele que é antes de todas as coisas (v17) ou conforme (v18) que tem a primazia sobre todas as coisas Este é um ensino básico sobre Jesus, ele é o filho de Deus, é o Salvador, é eterno! Nunca houve um tempo que Jesus não era, ele sempre foi, sempre existiu por isso é também aquele que deve ocupar o primeiro lugar nas nossas vidas! Ele tem a primazia, tem a prioridade e não aceita menos do que isso. João Batista entendeu isso perfeitamente quando afirmou sobre Jesus: É este a favor de quem eu disse: após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim. João 1:30 

·    Aquele em quem tudo subsiste   Tudo o que foi criado não apenas foi criado por intermédio de Cristo, mas é também sustentado por ele.

·         Aquele que é o cabeça da igreja  É Cristo quem governa, dirige e instrui a igreja. É ele quem determina para a igreja o que é certo e o que não é.

·         Aquele que é o princípio, o primogênito dentre os mortos É verdade que outras pessoas ressuscitaram antes de Jesus, porém também é verdade que todos estes voltaram a morte. Isso não aconteceu com Cristo! Ele venceu a morte, ressuscitou com um corpo “transformado” e subiu aos céus! Ele não voltou a morrer e isso faz da sua ressurreição a base, bem como a certeza da nossa futura ressurreição.

·         Aquele que fez a paz pelo sangue da sua cruz A condição do homem sem Cristo é de inimigo de Deus, ele é chamado de “filho da ira” (Ef 2.3), contudo, aqueles que reconhecem Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador são perdoados por Deus. Isso acontece somente porque Jesus morreu na cruz, pelo seus sangue ele fez a paz com Deus para todos os que o amam e o confessam. Vale lembrar o que Paulo afirmou em Romanos 5.1 “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;

·         Aquele que reconciliou consigo mesmo todas as coisas Esta afirmação, pode a primeira vista, parecer sustentar a ideia da salvação universal, contudo todo o ensino das Escrituras é contrario a esta ideia, então entendemos que a interpretação mais correta para a afirmação em voga é aquela que entende o termo “reconciliar” de uma forma mais ampla, ou seja, no sentido de que todas as coisas serão submetidas completamente ao governo de Cristo.[2] 

No verso 21 e 22 o apóstolo Paulo continua falando da obra de reconciliação realizada por Jesus ao mencionar a condição passada dos irmãos colossenses a condição atual deles, bem como a condição futura.

No verso 23 Paulo adverte aos irmãos de Colossos que o que ele mencionou nos versos 21 e 22 esta ligado à perseverança, sendo assim era necessário que eles permanecessem na fé, alicerçados e firmes sem se deixarem afastar da esperança do evangelho que eles haviam ouvido e do qual Paulo havia se tornado ministro. O evangelho que Paulo havia se tornado ministro é baseado nas seguintes proposições:

1.    Todos pecaram e carecem da glória de Deus (Rm 3.23)
2.    A ira de Deus se revela do céu contra toda a impiedade e perversão dos homens (Rm 1.18)
3.    O evangelho que ele (Paulo) próprio havia se tornado ministro.
4.    Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Rm 8.1)
5.    Todos os que são guiados pelo Espírito são filhos de Deus (Rm 8.14)
6.    Os sofrimentos do presente não se comparam com a gloria que há de ser revelada em nós (Rm 5.1)

CONCLUSÃO
Podemos concluir este estudo ressaltando que:
·         Deus é nos libertou do poder do pecado e nos transportou para o reino de seu Filho amado.
·       Cristo tem a primazia sobre tudo o que existe pois tudo o que existe, somente existe por meio dele e para ele. Além disso foi ele que nos reconciliou consigo mesmo de modo que agora temos paz com Deus e seremos um dia completamente irrepreensíveis.
·    É importante perseverarmos no evangelho do qual Paulo se tornou ministro, pois este é o evangelho da esperança, é o evangelho verdadeiro!




[1] Estudo Bíblico baseado especialmente em: HENDRIKSEN, William. Comentário do NT – 1 e 2 Tessalonissences, Colossences e Filemon. São Paulo: Cultura Cristã, 2007
[2] (Willian Hendriksen)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...