quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

UMA DOENÇA DO CORAÇÃO

 “O seu coração é falso; por isso, serão culpados” (Os 10.2) 
(Esboço de sermão de C. H. Spurgeon)

Israel, como nação, dividiu sua lealdade entre Yahweh e Baal e, dessa maneira, tornou-se imprestável, e foi abandonada ao cativeiro. 

Deus fez um só coração no homem, e o esforço para ter dois, ou dividir o único que tem, de toda maneira é algo danoso à vida do homem. 

Uma igreja dividida em facções, ou deferindo em doutrina, torna-se herética, ou contenciosa, ou fraca e inútil. 

O cristão que tem em mira outro objetivo, além da glória de seu Senhor, por certo levará uma vida pobre e sem proveito. Ele é um idólatra, e todo o seu caráter será culpado. O que vai em busca de Cristo, nunca o encontrará, enquanto seu coração desejar ardentemente os prazeres pecaminosos, ou a confiança farisaica: sua busca é defeituosa demais para obter êxito. Um ministro que planeja algo mais do que seu único objetivo, seja a fama, a erudição, a filosofia, a retórica o ou lucro, demonstrará que é um servo de Deus, muito cheio de faltas. Em qualquer dos casos, essa doença do coração é uma moléstia terrível.

 I. A DOENÇA. “O SEU CORAÇÃO É FALSO”. 
O mal deve ser visto 
1. Na ideia de que eles fazem de seu estado: dizem que são “miseráveis pecadores”, mas creem que são excessivamente respeitáveis. 
2. Na base de sua confiança: professam fé em Cristo, mas confiam no ego; tentam misturar graça e obras. 
3. No objetivo de sua vida: Deus e Mamom, Cristo e Belial, o céu e o mundo. 
4. No objetivo de seu amor. É Jesus e algum amor terreal. Não podem dizer “somente Jesus”. 

II. O MAU EFEITO DA DOENÇA. “POR ISSO SERÃO CULPADOS”. 
1. Deus não é amado, de forma alguma, quando não é amado totalmente. 
2. Cristo é insultado, quando se admite um rival. 
3. A vida coxeia e vacila, quando não tem atrás de si um coração íntegro. 

III. TENTATIVAS DE CURA 
1. Que ele se condena pelo fato de render tão pouco de seu coração a Deus. Por que esse pouco, senão tudo? Por que seguir esse caminho de qualquer maneira, senão o caminho todo? 
2. Que sua salvação exigirá todo o seu pensamento e coração; pois não se trata de assunto sem importância (Mt 11.12; 1Pe 4.18). 
3. Que Jesus deu seu coração completo para nossa redenção, pelo que não é coerente de nossa parte ser de coração dividido. 
4. Que todos os seres potentes do universo têm coração dividido. Os homens maus estão ansiosos por seus prazeres, lucros, etc. O diabo opera o mal com todas as forças. Os homens de bem são zelosos por Cristo. 

Leiam, ouçam, orem, arrependam-se, creiam de todo o seu coração, e em breve se regozijarão de todo o coração. Em Brooklyn, um ministro recebeu a visita de um homem de negócios, que lhe disse: “Venho indagar, senhor, se Jesus Cristo me aceitará na firma como sócio comanditário”. “Por que pergunta?” disse-lhe o ministro. “Porque desejo ser membro da firma, e não quero que ninguém o saiba”. A reposta foi: “Cristo não aceita membros comanditários”.

 Alguns dizem que o diabo tem os pés fendidos; mas, lá como for o pé do diabo, o que é certo é que seus filhos têm o coração fendido; metade para Deus, e a outra metade para o pecado; metade para Cristo, e a outra metade para o mundo presente. Deus tem um cantinho nele, e o restante é para o pecado e o diabo (Richard Alleine).

Quanto ao mal de não ser uma coisa nem outra, alguém acha ilustração nas vias aquáticas da China do Sul, as quais, no tempo de inverno, são inteiramente inúteis para fins de comércio. A temperatura é quase torturante, pois não é bastante fria para congelar os canais, de sorte que o gelo suporte o tráfego; nem bastante quente para descongelá-los, de maneira que pudessem ser navegados pelos barcos.
C. H. Spurgeon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...